fotos de Lais Pereira
A exposição ‘Fábrica de histórias: Encontrar, Texere e Confabular 100 anos da Coelima’ surge a partir de uma investigação de doutoramento em arquitetura, prática e interdisciplinar, realizada na Bartlett School of Architecture – University College London pelo arquiteto, artista e investigador Fernando P. Ferreira, ao longo dos últimos três anos. Esta exposição propõe uma reflexão sobre as capacidades poéticas e éticas de práticas narrativas, têxteis e performativas site-specific enquanto metodologias que poderão informar e auxiliar o arquiteto a aproximar-se, mediar e reimaginar criticamente o futuro de fábricas têxteis na região do Vale do Ave, que, embora ativas, sofrem processos complexos de transformação socioespacial. A exposição apresenta uma dessas fábricas: o complexo industrial têxtil da Coelima, localizado em Pevidém, nos arredores de Guimarães e que celebra hoje, em 2022, 100 anos de existência.
O evento da inauguração contará ainda, às 17.30h, com uma pequena palestra performativa, ou confabulação arquitetónica – “Janela, Lençol e Pó: Uma história fabricada vale mais que mil imagens” – performada por Miguel Cardoso.
A exposição estará patente de 7 de maio a 18 de junho de 2022 no CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura em Guimarães.
Projeto:
Fernando P. Ferreira
https://www.ucl.ac.uk/bartlett/architecture/news/2022/may/bartlett-phd-student-launches-new-exhibition-portugal